Aula 004 Batismo no Espirito Santo

Curso discipulado Plano Individual da Salvação
por Pastor Luciano Batista


04 Batismo no Espirito Santo


E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3.11
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Atos 1.5
E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Atos 11.16
Batismo no Espírito Santo e com fogo?
Vamos entender novamente qual é a definição da palavra batismo como aprendemos na aula anterior: A tradução da palavra é mergulho ou emergir
Agora podemos entender a definição espírito: Pneuma, designativo do espírito, sopro animador ou força criadora.
Vamos unir mergulhar no vento?
Agora entendendo que a definição de Espírito para Deus é uma forma de entender que Ele esta presente e podemos sentir porém não podemos ver (Sendo ele Deus sabemos que o mesmo pode se apresentar aquém Ele desejar)
Por esse motivo a definição batismo no Espírito Santo deve ser entendida como mergulho no poder invisível de Deus.
E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Mateus 3.7-12
Podemos definir o Batismo do Espírito Santo como a obra através da qual o Espírito de Deus coloca o crente em união com Cristo e em união com outros crentes no Corpo de Cristo, no momento da salvação. I Coríntios 12.12-13 e Romanos 6.1-4 são as passagens centrais na Bíblia onde encontramos esta doutrina.
I Coríntios 12.13 declara: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”
Romanos 6.1-4 declara: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”
Sendo assim entendemos que o batismo no Espírito Santo é uma experiência íntima com Deus e uma transformação.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16.8
Logo vem a pergunta que ligação tem o falar em línguas e o batismo no Espírito Santo?
01º É uma promessa:
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Marcos 16.17
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Atos 2.38,39
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 1 Coríntios 12.10
02º É um sinal
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Atos 2.8
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Atos 10.46
De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 1 Coríntios 14.22
03º É doutrina apostólica:
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 1 Coríntios 14.2
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14.5
Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. 1 Coríntios 14.18
04º Segundo a bíblia o batismo é identificado pelo falar em línguas 
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Atos 2.3,4
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. Atos 19.6
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? Atos 10.45-47

Nenhum comentário:

Postar um comentário