Evangelismo aula 01: Ambiente motivacional

Treinamento para evangelistas
Pastor Luciano Batista

Esse mini curso de evangelismo tem como objetivo treinar e equipar os discípulos de Cristo para o campo missionário.
Vamos apresentar lições simples que podem aperfeiçoar seu ministério na obra apostólica.

mas rejeita as fábulas profanas e de velhas.
Exercita-te a ti mesmo na piedade.
1 Timóteo 4.7

Ambiente motivacional:
O mestre do navio, pois, chegou-se a ele, e disse-lhe: Que estás
fazendo, ó tu que dormes? Levanta-te, clama ao teu deus;
talvez assim ele se lembre de nós, para que não pereçamos.
Jonas 1.6

Toda igreja missionária tem ambiente missionário, quando estamos em um ambiente que não corresponde às metas desejadas logo andamos sem sair do lugar.

Quando o Bispo não tem uma visão ampliada sobre Missões, ele acaba sufocando qualquer projeto que possa estar nascendo no coração dos demais. Pode o Bispo ter uma boa visão, mas se não tiver uma boa equipe logo sua visão se tornar obsoleta.

Com essa aula quero mudar o ambiente atual da igreja para o ambiente que motiva as nossas metas. Nosso ambiente de evangelismo não pode ser feito com base em nossas expectativas, mas nas expectativas do nosso público alvo. Vamos apontar quatro regras básicas.

I - Qual é a necessidade da humanidade?

Jonas era um tipo de evangelista que não concordava com o plano final de Deus, por achar que os Ninivitas não mereciam o perdão.

E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso Jonas 4.2

A necessidade da humanidade é a mesma que a minha, assim como eu preciso do perdão e amor de Deus assim eles também precisam. Devemos ter em mente que estávamos pregando um Deus que ama sua criação e quer recuperar-la.

II - Quais são as metas de crescimento dentro da nossa equipe?

Jonas era um evangelista que tinha um espírito muito forte de egoísmo, onde tudo que era para o seu prazer era bênção e fora disso tudo era maldição.

Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou. E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. Jonas 4.7,8

Devemos criar metas reais e desafiadoras.

III - Elogie e reconheça em público sempre que alguém alcançar ou superar as expectativas.

Mesmo sabendo Deus o espírito egoísta de Jonas, Deus fez questão de chama-lo e sendo um livro que narra a salvação de uma cidade que não é judaica, mostra o reconhecimento que Deus deu a esse profeta

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo.
Jonas 1.1

IV - Ouça sua equipe sobre, mantenha todos envolvidos no projeto e sempre que possível use as ideias da equipe.

E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Jonas 2.1,2

Deus ouve a oração de Jonas e livra ele dá morte no ventre do grande Pai de, porém no capítulo 4 o Jonas pede a morte por não concordar com o plano de Deus.

Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me
é morrer do que viver. Jonas 4.3

Mesmo que algumas ideias possa ser fraca para você, aplicar elas pode fortalecer o espírito participativo da equipe.


Primeira aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário