Porque os apostólicos não usam aliança de casamento

Uso de aliança para noivado e casamento!
Professor Pastor Luciano Batista

Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. Tito 2.10

Não vou ler todas as referencias mas quero deixar claro aos irmãos que estou ciente que a bíblia aponta para o costume de usar adornos em festas perincipalmente em casamento. Mas também quero apontar que sei seus costumes e simbolismos.
Como é comum no dia de hoje as joias são símbolos de ostentação e riquezas, sendo assim era comum presentear a moça com joias para garantir a seus pais sua capacidade de manter a filha como esposa.

O adorno pode ser usado com propósito bom ou enganoso. A palavra hebraica para “adorno” tem o sentido de “honra”. (1Cr 16.29; La 5.12)

As Escrituras recomendam altamente o adorno espiritual. O próprio Adonai é descrito como vestido de luz e cercado de beleza. (Sal 104.1,2; Ap 4.2,3)

Nos tempos bíblicos, o noivo e a noiva se adornavam para a festa de casamento. (Sal 45.13, 14; Is 52.1; 61.10; Je 31.4 Ez 16.10-19; Os 2.13.

Deste modo espiritual, a congregação cristã, a noiva de Cristo, surge por fim em toda a sua beleza diante do seu marido, Jesus Cristo. Ela é similarmente descrita em Apocalipse 21.2 como estando “preparada como noiva adornada para seu marido”. Sua beleza espiritual está em contraste direto com o adorno de Babilônia, a Grande, mencionada como adornada de coisas materiais, o salário de suas prostituições. — Ap 18.16.

Com essa base quero entrar agora no assunto oficial que é o uso da aliança:

A origem da palavra “aliança” tem raízes no Latim, seu significado é compor, acordo ou contrato!

O anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava directamente ligada ao coração, costume culturalmente seguido até aos dias de hoje.

No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais disponível para outros pretendentes. A partir do século IX, a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.

Muitas crenças nasceram então, como, por exemplo, o facto de os escoceses dizerem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.

Na bíblia o sentido do anel e propriedade:
Gn 41.42; Dn 6.17; Et. 3.10; 8.2,8; Jr. 22.24; Ag. 2.23; Lc. 15.22

Os chamados cristão católicos começaram a usar aliança no ano de 860 pelo Papa Nicolau I, sendo então o uso de aliança para noivado e casamento considerado como simbolo católico de compromisso.

O pacto segundo a bíblia sempre foi feito com sangue e não com ouro:

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 1 Pd. 1.18-19

A relação oficializa o casamento: Gn. 24.67; Rt, 4.3; Mt. 1.25

Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar, E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem; Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta; E o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a despreza; E eis que lhe imputou coisas escandalosas, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade. Dt. 22.13-17

Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. 1 Co. 6.15-18

Alguns versículos sobre o uso do ouro para os apostólicos


Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Mateus 10.9

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 1 Pedro 3.3

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, 1 Timóteo 2.9


Igreja Pentecostal Apostólica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário