Aula 001 - Conhecendo à Bíblia (PIS) #CursodeBatismo

Curso discipulado Plano Individual da Salvação
por Pastor Luciano Batista


Assista essa aula no YouTube:
https://youtu.be/2DS6597ocwc


Dia 11/09/2018

Matérias do curso:
1. Conhecendo à Bíblia
2. Dispensações
3. Importância do batismo em nome de Jesus
4. Batismo do Espírito Santo
5. A influência da  igreja
6. Arrebatamento e o julgamento final
7. Dúvidas

O Curso PIS (Plano Individual da Salvação) para discipulados, tem como objetivo, dar uma formação básica do plano de salvação para os novos convertidos.
Editado pelo Pastor Luciano Batista esse curso é fornecido com a base de uma hora dia aula. Nossas expectativas com esse curso é capacitar nossos membros para defender e expor a sua fé, mesmo no inicio de sua jornada.
Seja bem vindo ao nosso discipulado e vamos a primeira aula: Conhecendo à Bíblia.

01 Conhecendo à Bíblia 


“Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo
as Escrituras nem o poder de Deus” 
Mateus 22.29


A Bíblia é composta de duas alianças a qual chamamos de Testamentos, formada por 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Os livros da Bíblia foram escritos por cerca de 40 homens diferentes durante um período de cerca de 1500 anos. 
Deus é o autor “inspirador” da Bíblia. Deus “soprou” a Sua Palavra e usou os profetas e apóstolos para escrevê-la.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3.16,17

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1.20,21

O Antigo Testamento é dividido em cinco seções:

01 Pentateuco: (05) Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio

02 Livros históricos: (12) Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester

03 Livros poéticos: (05)  Jó, Salmos, Eclesiastes, Provérbios e Cântico dos Cânticos

04 Profetas Maiores: (05) Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel

05 Profetas Menores: (12) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias

O Antigo Testamento foi escrito aproximadamente entre 1400 AC e 400 AC. Grande maioria do Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com algumas seções pequenas escritas em aramaico (essencialmente uma variação do hebraico).

O Antigo Testamento trata basicamente da relação entre Deus e a nação de Israel. O Pentateuco lida com a criação de Israel e com Deus estabelecendo a sua aliança com Israel. Os livros históricos registram a história de Israel, suas vitórias e sucessos, assim como suas derrotas e fracassos. Os livros poéticos nos permitem uma olhada mais íntima no relacionamento de Deus com Israel e o Seu grande desejo para que essa nação O adorasse e obedecesse. Os livros proféticos são o chamado de Deus para que Israel se arrependesse de sua idolatria e infidelidade e restaurasse o seu relacionamento de obediência e fidelidade espiritual.

O Novo Testamento é dividido cinco partes:

01 Evangelhos: (04) Mateus, Marcos, Lucas, João

02 Histórico: (01) Atos

03 Epístolas Paulinas: (13)  Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, e Filemom

04 Epístolas Gerais: (08) Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João, Judas

05 Profecia: (01) Apocalipse

O Novo Testamento foi escrito aproximadamente entre 45 DC e 95 DC em grego koiné (grego comum, a forma cotidiana da língua grega do primeiro século DC).
Os Evangelhos nos dão quatro narrativas diferentes, mas não conflitantes, do nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os Evangelhos mostram como Jesus era o Messias prometido do Antigo Testamento e estabelecem as bases para o ensino do resto do Novo Testamento. O livro de Atos registra as obras dos apóstolos de Jesus, os homens que Jesus enviou ao mundo para proclamar o Evangelho da salvação. Atos nos fala do início da igreja e do seu rápido crescimento no primeiro século DC. As Epístolas Paulinas, escritas pelo apóstolo Paulo, são cartas para as igrejas onde ensinam a doutrina Cristã oficial. As Epístolas Gerais complementam as Epístolas Paulinas com ensino e aplicação suplementares. O livro do Apocalipse trata da atual situação da igreja e mostra qual será o fim da igreja fiel e infiel como também o julgamento de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário