Aula 002 Dispensações (PIS) #CursodeBatismo

Curso discipulado Plano Individual da Salvação (PIS)
por Pastor Luciano Batista

Assista a aula no YouTube
https://youtu.be/MADeWtk1xe8

                                                                       Aula 12/09/2018
02 Dispensações

E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações
que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Atos 1.7
O estudo sobre as dispensações é um método teológico criado para entender como Deus tratou o pecado da humanidade dentro de uma tempo especifico. Essa matéria não tem o objetivo de determinar quais são as ações futuras de Deus e também não tem o objetivo de julgar as ações anteriores. Eu também chamo portas da alma, vamos então aprender com os relatos antigos para entender melhor os eventos futuro. A dispensação é definida como um período onde Deus julgou o peca do da humanidade. As sete dispensações são:  Inocência, Consciência, Governo Humano, Promessa, Lei, Graça e Milênio
Inocência: A dispensação da inocência também chamada pelos rabinos de Período de Adão. É conhecida como a construção do QI (Qualidade Intelectual).
Nesta dispensação temos o período da Criação até a expulsão de Adão e Eva
Porta da alma: Chamada de tempo de formação, ao contrario do que muitos dizem que no período dos 00 aos 07 anos a criança é uma pagina em branco esperando ser preenchida, podemos afirmar que neste período elas estão completamente informada porém sem formação. Ou seja ele pode ver e perceber tudo a sua volto e com isso podemos nomear as coisas que ela vê e senti. Quando ela crescer vai ter essas experiencias como base de suas escolhas ou esses traumas como fonte de medo.

Consciência: Essa dispensação é conhecida pelo período quem que a humanidade começou a se entregar para os prazeres e toda sorte de maldade. Foi o período da saída do Éden até o diluvio.
Porta da alma: Chamada de vivendo entre as feras (Período entre 08 e 14 anos). Quando as crianças saem da inocência (formação) ela tem que lidar com as experiencias e descobertas na pré-adolescência. Costuma ser a época da teimosia e de muita desobediência. Ela não entende muitas coisas quando é confrontada da a formação.

Governo Humano: Esta dispensação é bem conhecida como o período de Ninrode, cujo seu nome significa Rebelar. (E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra Gênesis 10.8) Após o diluvio os filhos de Noé continuaram a povoação da terra, e quando chegamos no capitulo 11 de Gênesis encontramos a torre da Babel (confusão) de onde vem o nome Babilônia.
Porta da alma: Sou dono de mim! Essa período vai dos 14 aos 21 anos. Diga-se de passagem que ele é a consequência da boa ou má formação nos 14 anos anteriores.

Promessa (Patriarcal): Esta dispensação inicia no capítulo 12 de Gênesis na pessoa de Abrão (Abraão), e vai até as entrada no Egito com Jaco.
Porta da alma: Tempo de pré-moldado entre 21 e 28 anos. Geralmente neste período a realidade bate a porta e muitas coisas começam a mudar. Sei que se os 21 anos anteriores não forma bem doutrinados neste período ainda podemos ter um irresponsável. 

Lei: Esta dispensação tem seu início no êxodo do Egito com Moisés, quando eles caminharam por 50 dias após a pascoa e tiveram o encontro no Sinai (Pentecoste), onde receberam as leis. Essa dispensação se estende até a morte de Cristo.
Quando após a morte (pascoa) foram até o derramar do Espírito Santos em Atos 2 (Pentecoste).
Porta da alma: Mundo de ilusão, período dos 28 aos 35 anos. Segundo os médicos essa é a idade do declínio do corpo. Todo mau uso do corpo vai aparecer agora em meio a vários tipos de doenças. O contrario também é verdade.

Graça: Pense na dispensação que sofreu a maior de todas as contradição. A dispensação da graça teve seu inicio após a morte de Cristo e vai até o arrebatamento da igreja.
Porta da alma: Acordando para realidade, esse período seda entre 35 a 42 anos. Pode ser o tempo da graça ou de muito choro e arrependimento por não ter aproveitada a força do corpo. Mas ainda não é tarde para usar a experiencia e inteligencia para garantir um futuro melhor

Milênio: Essa é a dispensação que é pouco compreendida. Em geral ela inicia na grande tribulação e termina no período de mil anos onde ocorre o juízo final. Porém existe algumas linhas que a define como a época atual e outros que dizem que é uma simbologia da eternidade.
Porta da alma: Um passo para eternidade, período de 42 até a morte… (Mil anos faz alusão ao tempo longo). São poucos os que pensam na morte, mas eu gostaria de ensinar algo sobre a morte para vocês hoje. Como tratamos nosso corpo para a morte revela o que temos preparado para nossa eternidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário